Métodos de Pesquisa
1.7 METODOLOGIA
Na metodologia deve-se descrever como, onde e com que o trabalho será realizado. Uma prática sugerida é que se detalhe a forma como se pretende atingir os objetivos específicos descritos, ou seja os procedimentos necessários. Deve-se ainda definir necessariamente as técnicas e tipos de pesquisas e, quando for o caso: os métodos de abordagem.
1.7.1 Abordagem
Dedutivo: Que inicia em planos maiores e parte para planos menores.
Indutivos: Tem início em planos menores, caminhando para planos maiores.
Hipotético Dedutivo: Relaciona as hipóteses formuladas ao processo dedutivo.
Dialético: Abordagem que caminha para o campo do diálogo e da discussão de oposição de idéias.
Qualitativa: Voltado para dados mensuráveis, através da utilização de recursos e técnicas estatísticas. Consegue atribuir a um padrão).
Quantitativa: Voltado para o âmbito social, caracteriza-se por abordagens complexas relacionadas aos problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiaridades não-quantificáveis. (consegue contabilizar).
Quali-quantitativa: Pesquisa voltada tanto para âmbito social com abordagem a problemas socioeconômicos, políticos, culturais, educacionais e peculiares quanto para recursos e técnicas estatísticas.
Histórico-cultural: Abordagem dada à história e cultura de determinada população, organização ou região.
1.7.2 Procedimentos
Pesquisa
exploratória:
Aquela que possui como
finalidade proporcionar maiores informações sobre o assunto que se vai
investigar; propiciar melhores condições para delimitação do tema da pesquisa;
orientar a fixação de objetivos e formulação de hipóteses, bem como auxiliar na
descoberta de novos tipos de enfoque para o assunto;
Pesquisa
descritiva:
A que tem como característica
a observação dos fatos, os registros, as analises, a classificação e a
interpretação dos mesmos, sem a interferência do pesquisador sobre eles;
Pesquisa
explicativa:
É o tipo mais complexo, pois
além de registrar, analisar, classificar e interpretar os fenômenos estudados,
procurar identificar seus fatores determinantes.
Pesquisa Histórica: Diz respeito às formas de vida social, instituição e costumes com origem no passado.
Pesquisa Documental: Refere-se à coleta de dados com caráter sócio-cultural sobre determinada região, de pessoas ou instituições;
Pesquisa Etnográfica: Refere-se à descrição dos povos, língua, religião e raças;
Pesquisa Tipológica: Significa a comparação entre fenômenos sociais que permite a criação de novos modelos ideais a partir deste estudo;
Pesquisa Fenomenológica: Corresponde a interpretação do mundo relacionado à consciência do sujeito;
Pesquisa Comparativa: Consiste no estudo de comparação entre semelhanças e diferenças entre grupos, sociedade, organizações, enfatizando as semelhanças e diferenças;
Pesquisa Bibliográfica: É a pesquisa em obras escritas por outros autores sobre o assunto pesquisado. (citação)
Pesquisa de Laboratórios: Tem como característica o uso de instrumentos laboratoriais e manipulação de variáveis.
Pesquisa de Campo: É a realização de coleta de dados onde eles efetivamente ocorrem de forma sistematizada e organizada sem a realização de experimentação.
Estudo de Caso: Cuja a intenção é um conhecimento profundo e exaustivo de uma realidade delimitada;
Pesquisa-ação: Envolve a participação dos pesquisadores e dos participantes no processo de solução do problema.
Pesquisa Estatística: Esta pesquisa possibilita a redução de fenômenos sociológicos, políticos e econômicos a termos quantitativos e a manipulação estatística, como média, mediana, moda, desvio-padrão, variância, correlação e regressões.
1.7.3 Técnicas
Observação: Não consiste apenas em ver ou ouvir, mas em examinar os fatos ou fenômenos que deseja analisar, podendo esta ser: sistemática, assistemática, participante, não participante, individual, em equipe, na vida real e em laboratório.
Entrevista: Conversação efetuada face a face, de maneira que proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária.
Questionário: É organizada por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do pesquisador.
Formulário: Roteiro de perguntas exprimidas pelo entrevistador e preenchidas por ele com a resposta dos pesquisados.
Testes: Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, freqüência, capacidade ou conduta do individuo de forma quantitativa.
História da vida: Esta técnica procura obter dados relativos á “experiência íntima” de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo;
Pesquisa de mercado: É a obtenção de informações sobre o mercado, de forma organizada e sistematizada.