Resumo

Resumo em língua vernácula

A sua finalidade é informar sobre o conteúdo, despertando ou não interesse na sua leitura. O resumo deve conter o objetivo geral do trabalho, os métodos, os resultados e as conclusões.

Na sua redação a primeira frase deve ser a mais significativa, pois deve explicar o tema do trabalho e a sua categoria (se é um estudo de caso, um estudo empírico, uma pesquisa bibliográfica, uma revisão das teorias, uma pesquisa exploratória, um trabalho sobre métodos de tratamento, processos ou inovação técnica).

A seguir é apresentado o objetivo geral, depois os métodos de pesquisa, os resultados e por fim as conclusões. Sua extensão é entre 150 e 500 palavras.

Os verbos devem estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O presente do indicativo deve ser usado para descrever os resultados e as conslusões. O tempo passado, tanto perfeito quanto imperfeito, para descrever os testes aplicados.

O resumo é escrito em um único parágrafo e o espaço entre linhas é simples. Não se repete o título do trabalho no resumo. Logo após o resumo são apresentadas as "Palavras-chave": termos ou frases representativas do assuntos tratados no trabalho.


Resumo em língua estrangeira


O resumo em língua estrangeira - Abstract (em inglês), Resumen (em espanhol), Résumé (em francês), Kurzfassung (em alemão) - é elemento obrigatório e consiste de uma versão do resumo em língua vernácula.

Deixe um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.